Mistérios Gozosos (Alegria)
- Anunciação do Anjo a Maria
- Visitação de Maria a Isabel
- Nascimento de Jesus em Belém
- Apresentação de Jesus no Templo
- Perda e reencontro de Jesus no Templo
Passo a passo simples para rezar o Rosário, o Terço, conhecer os mistérios, dias e todas as orações.
O Rosário é uma oração contemplativa na qual meditamos a vida de Jesus e de Maria, dividida em mistérios. Tradicionalmente, o Rosário completo possui quatro conjuntos de mistérios, com cinco dezenas em cada um.
O Terço é uma parte do Rosário: rezamos apenas um conjunto de cinco mistérios por vez (Gozosos, Luminosos, Dolorosos ou Gloriosos), o que costuma ser feito diariamente, de acordo com o dia da semana.
Gozosos
Dolorosos
Gloriosos
Luminosos
Segunda-feira: Mistérios Gozosos
Terça-feira: Mistérios Dolorosos
Quarta-feira: Mistérios Gloriosos
Quinta-feira: Mistérios Luminosos
Sexta-feira: Mistérios Dolorosos
Sábado: Mistérios Gozosos
Domingo: Mistérios Gloriosos (ou conforme o tempo litúrgico)
Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém.
Creio em Deus Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra; e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria; padeceu sob Pôncio Pilatos; foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus; está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo; na Santa Igreja Católica; na comunhão dos santos; na remissão dos pecados; na ressurreição da carne; na vida eterna. Amém.
Pai nosso, que estais nos céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino; seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.
Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco; bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Salve, Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A vós bradamos, os degredados filhos de Eva; a vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei; e, depois deste desterro, mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre. Ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria. Rogai por nós, santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.
São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate; sede o nosso refúgio contra as maldades e ciladas do demônio. Ordene-lhe Deus, instantemente o pedimos; e vós, príncipe da milícia celeste, pela virtude divina, precipitai no inferno a Satanás e a todos os espíritos malignos, que andam pelo mundo para perder as almas. Amém.
Veja também nosso Guia Litúrgico completo — com explicações simples, claras e organizadas para quem deseja entender cada parte da Santa Missa.
Acessar Guia Litúrgico